domingo, 22 de novembro de 2009

Goosebumps foi um seriado de televisão canadense, uma mistura de gêneros como ficção científica, terror, aventura, thriller e antologia dirigida para um público infantil, baseada nos livros do autor Robert Lawrence Stine, que também aparece em alguns episódios como o anfitrião do espetáculo.

Originalmente Goosebumps é uma série de livros de terror e ficção para crianças criadas por R.L. Stine, que publicou vários livros debaixo desse mesmo título, entre 1992 a 1997, que também acabaram por se transformar em séries de televisão, filmes e até dois jogos para PC desenvolvidos pela DreamWorks Interactive.

O termo Goosebumps significa algo como “calafrios” ou aquela sensação e arrepio causadas pelo medo. Estas séries de livros sob o título de Goosebumps, freqüentemente estavam presentes nas bibliotecas norte-americanas e eram geralmente visto como tendo um conteúdo, muitas vezes violentas, com histórias assustadoras para crianças até uns doze anos de idade, por isso mesmo os livros incluíam referências recomendando-os para um público mais adulto.

No Brasil alguns desses livros também chegaram a serem publicadas pela Editora Abril por pouco tempo. Tempos depois do encerramento da série de televisão, por volta de 1999, Stine passou a escrever outros livros debaixo do título de “Goosebumps: Série 2000”, entre outras.

Os livros de Stine fizeram sucesso no mundo inteiro e atualmente R. L. Stine mora em Nova Iorque com a sua mulher Jane e seu filho Matt. O seriado de televisão foi criado por Deborah Forte, contou com a direção principal de David Winning e produzido no Canadá pela Hyperion Pictures e Protocol Entertainment, em associação com Scholastic Corporation e distribuída internacionalmente pela Saban International para diversos países.


Para a produção do espetáculo de televisão foram utilizados como base os livros originais e vários atores interpretaram papéis diferentes como Scott Wickware, Corey Sevier, Ron Stefaniuk, John White e Sophie Bennett, entre os mais regulares e todos eles apareceram em pelo menos 5 episódios

O programa foi apresentado originalmente no Canadá pelas emissoras YTV, Canal Famille (Quebec) entre 27 de outubro de 1995 a 16 de novembro de 1998, num total de 74 episódios, com capítulos de 25 e 45 minutos cada, em quatro temporadas. Nos Estados Unidos pela Fox Kids e de 2007 voltou a ser exibida pela rede Cartoon Network e no Brasil pela televisão a cabo Jetix.

3 comentários:

  1. iai cara... to procurando parceria pro mew blog de terror se tiver interessado me dah um retorno ok...

    teh mais

    ResponderExcluir
  2. como assim uma parceria para um blog

    ResponderExcluir