sexta-feira, 31 de julho de 2009

Historia Goosebumps

Goosebumps (publicada em Portugal com o nome "Arrepios") é uma série de livros de terror ficção para crianças de autoria de R.L. Stine. Sessenta e dois livros foram publicados sob o título de Goosebumps de 1992 a 1997. Muitos dos títulos foram levados à vida e se tornaram filmes; a série também inspirou uma série de televisão que durou de 1995 a 1998. Goosebumps: A Máscara Assombrada rendeu dois vídeos. Alguns o consideram o Harry Potter do início da década de 1990.
Em termos de trama, os livros dificilmente são assustadores, já que foram escritos para uma audiência mais nova. Adultos podem achar as situações mais bobas até engraçadas. É óbvio que Stine mantém suas tramas dentro de clichês típicos do terror, tanto que os livros podem ser categorizados dentro de sua trama (monstros, fantasmas, etc.). Mesmo assim, Stine trouxe algumas variações interessantes, como Vingança dos Gnomos de Jardim. Os lugares aonde a história se situa são sempre genéricos, como subúrbios, acampamentos de verão e tal. Alguns dos livros trouxeram seqüências, como Sangue de Monstro, que teve quatro aparições. Estas seqüências pareciam meramente repetir a história do original, e nunca iam muito longe. Além disso, a narrativa é sempre em primeira pessoa. Finalmente, os finais dos livros são sempre indesejáveis; nunca houve um livro Goosebumps com um final totalmente feliz,pois sempre havia um detalhe esquecido ou que surgia no fim do livro que aterrorizava os personagens,como outros fantasmas além das crianças-fantasmas em Praia Fantasma.
Após a série original acabar em 1999, Stine começou a escrever livros Goosebumps: Série 2000, sendo que a saída da série original não durou muito tempo, devido à popularidade em declínio. No Brasil, os livros foram inicialmente publicados pela Editora Abril, mas não duraram por muito tempo. Desde 2006, a Editora Fundamento publica os livros no Brasil. A série de TV já passa há anos na TV paga brasileira, através do canal Jetix (antiga Fox Kids). Em português, Goosebumps significa "calafrios", a sensação e arrepio causadas pelo medo

Nenhum comentário:

Postar um comentário